Americana descreve em livro polêmico relação com pedófilo iniciada aos 7 anos

Americana descreve em livro polêmico relação com pedófilo iniciada aos 7 anos

Em "Tiger, Tiger", Margaux Fragoso escreve sobre relacionamento de 15 anos com homem 44 anos mais velho

BBC Brasil |
10/03/2011 10:13

Aos sete anos, a americana Margaux Fragoso conheceu Peter Curran, 51, em uma piscina pública de Nova Jersey. Ele depois convidou a menina e sua mãe para visitarem a casa dele, onde Margaux se encantou com brinquedos, livros e, sobretudo, com a companhia de Peter.
A relação de ambos durou 15 anos e é contada no polêmico livro "Tiger, Tiger", que despertou a atenção da crítica literária pela crueza como Margaux, hoje com 31 anos, descreve sua relação com o pedófilo.
Peter era "um companheiro de brincadeiras, um pai, um amante e um captor", tudo ao mesmo tempo. "Li que os pedófilos racionalizam o que fazem ao pensar que é consensual mesmo que eles usem a coerção", diz Margaux no livro.
"Passar tempo com um pedófilo é como estar drogado. É como se eles (pedófilos) fossem crianças também, mas com um conhecimento que as crianças não têm. Eles conseguem fazer o mundo de uma criança... incrível, de alguma forma. E, quando isso acaba, é como parar de usar heroína e, por anos, elas (as crianças) não conseguem parar de perseguir o fantasma dessa sensação."
Família
A relação entre Margaux e Peter era facilitada pelo fato de que a menina vinha de uma família desestruturada: a mãe, com problemas mentais, é descrita como "dedicada", mas incapaz de cuidar da filha.
O pai, alcoólatra, chegou a impedir as idas de Margaux à casa de Peter, suspeitando das segundas intenções dele, mas acabou cedendo.
O primeiro contato sexual teria ocorrido quando a menina tinha oito anos. Margaux se lembra também de passeios, das brincadeiras em que eles personificavam animais - ela era o tigre - e de cartas escritas por Peter, prometendo a ela amor eterno.
Ao humanizar seu captor e explorar esse período da sua vida, a editora Douglas & McIntyre diz que Margaux "nos ajuda a ver como os pedófilos agem para roubar infâncias. E, ao escrever "Tiger, Tiger", ela se curou de uma ferida que durou 15 anos".
Peter (o nome é fictício) teria se suicidado aos 66 anos, dominado pela culpa e pelo medo de perder Margaux, que, mais velha, mudou sua percepção do relacionamento.
Críticas
As vívidas descrições do mundo de Margaux e Peter despertaram críticas variadas. Para alguns, o texto se assemelha a pornografia infantil. Uma resenha diz que a parte que descreve o primeiro contato sexual de ambos "é talvez a coisa mais indecente publicada em qualquer livro importante da última década".
Em entrevistas, a autora defende que o livro ajuda o público a identificar as "táticas" usadas pelos pedófilos. "Eles são bonzinhos para ganhar confiança", disse ela.
Uma crítica no New York Times diz que "Tiger, Tiger" "força o leitor a conhecer Curran tanto como o objeto do amor de uma menininha quanto um criminoso sexual que cultiva a dependência dela".
Sobre o processo de produção do livro, Margaux - hoje casada e mãe de uma filha - diz que, como escritora, ela sabia que tinha que ver o lado real de Peter.
"Era difícil aceitar isso, porque a criança dentro de mim queria acreditar em outra coisa, mas a minha parte adulta diz: 'Não, sinto muito. Ele não é uma boa pessoa. É um monstro'", disse ela ao jornal "The Globe and Mail".

Exibições: 197

Comentar

Você precisa ser um membro de Casé Fortes para adicionar comentários!

Entrar em Casé Fortes

Comentário de Salete Alves de Sousa em 14 março 2011 às 18:12

A história deste livro  não é invensão.Com certeza é uma dramática realidade que estamos vivendo no mundo de hoje!

Ainda bem Deus que a nossa sociedade esta começando a acordar para exergar isto,graças ao trabalho de homens de boa fé de bom coração,graças aos verdadeiros anjos de Deus,esta mensagem vai ser bem plantada na face da terra:Todos contra pedofila!

Comentário de Cíntia Carla em 11 março 2011 às 23:35

Apesar de ser um assunto que está sendo muito discutido em todos os lugares do mundo, a PEDOFILIA ainda é um mistério na vida de muitas pessoas, acho que é preciso ter muita coragem para expor fases de sua vida tão delicadas e traumáticas como abuso sexual. Reconhecer na fase adulta que um dia foi abusado ou abusada, ou sofreu constantes abusos é como ter que lembrar de um lugar que visitou feio, sujo,...  e por isso eu acredito que as mentes de muitos adultos resistem a tais fatos... Por isso, repito que é preciso ter coragem para reconhecer para si mesmo, partilhar com familiares, escrever um livro então... Mas o mais importante é não se limitarmos aos personagens das histórias contadas e sim no fato de que A PEDOFILIA EXISTE, ACONTECE, TRAUMATIZA, FERE, e que cada vez mais temos que buscar ferramentas para acabar com este mal que assola o mundo.

Download da Cartilha

Adquira a CAMISA da campanha

 

ILOJA VIRTUAL "TODOS CONTRA A PEDOFILIA", por Danusa Biasi

https://linktr.ee/tcpbrasil

Membros

Palestra sobre CRIMES DE PEDOFILIA

Entre em contato:
e-mail:
case@viaceu.com.br
telefone
37.3691.3169
Instagram
@case_fortes

© 2024   Criado por Carlos José e Silva Fortes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço