VIAJANDO NAS IDÉIAS:pensava que já tinha visto tudo!

Loja vende sutiã com bojo para meninas de 6 anos

 

ReproduçãoReprodução

Blogueiro já havia se manifestado sobre peças polêmicas no mês passado, mas não recebeu resposta



Publicidade

Até que ponto as crianças devem sofrer a influência da moda? Como lidar com o desejo de consumo nesta faixa etária? A discussão, que já acontecia no exterior, chegou ao Brasil depois que a rede Pernambucanas colocou à venda um sutiã da Disney para meninas de 4 a 6 anos com bojo, espécie de enchimento para dar volume à região. 

A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (6). Em pouco tempo a história ganhou destaque na internet. 

Choveram comentários no Twitter, inclusive de personalidades. A apresentadora Astrid Fontenelle, por exemplo, foi uma das que mostraram indignação no microblog. "Já retiraram das gondolas o tal sutiã com bojo para meninas dos seis anos? Loucura geral? Quem compraria?", escreveu. 

Como esta é a segunda vez em menos de uma semana que a polêmica acontece - no último dia 28 de março a marca Abercombie & Fitch foi criticada pelo mesmo motivo nos EUA - o R7 ouviu especialistas para comentar o caso.

A psicóloga Laurice Cury  diz que a adequação e a influência que uma peça como esta tem no universo infantil e na formação da criança devem ser prioridades na análise do tema. 

- Não concordo com coisas deste tipo, estão tirando a infância das crianças e impondo uma sexualidade antes do tempo a elas. Fisiologicamente não acontecerá nada, mas socialmente pode acontecer cobranças. A criança vê na TV, nas propagandas e quer ter também.

Segundo a especialista, que trabalha com comportamento há mais de três décadas, afirma que a mãe deve conversar e explicar à criança que não é necessário usar algo como sutiã de bojo, por exemplo.

Tamara Amoroso Gonçalves, advogada do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, vai além. Até mesmo a reação da sociedade deve ser avaliada. Tamara, que atua em questões publicitárias e de comunicação mercadológica dirigida às crianças, questiona: 

- Será que uma criança de 6 anos está preparada para consumir certos produtos do universo adulto? A sociedade está preparada para lidar com uma criança erotizada? 

Um dos pontos principais para evitar danos aos pequenos, diante da enxurrada de produtos como estes, é o diálogo na família, pontua a advogada: 

- O ideal é mostrar que não há sentido em consumir determinado produto e dizer que um dia ela chegará na idade de usar e que ainda não está na hora. Sem se deixar levar por desculpas como: 'mas todas as minhas amigas têm'.

Não é de hoje 

O educador Rafael Vac já havia chamado atenção para o tal sutiã com bojo nas lojas Pernambucanas desde o mês passado. 

No dia 24 de março, Vac postou em seu blog um texto comentando sobre as peças, que ele viu enquanto passeava em uma das lojas da rede. Indignado, comentou o assunto em sua página pessoal e registrou fotos da lingerie infantil. 

- Minha namorada viu e achou o produto estranho. Então fui reparar no tamanho e vi que era infantil. Resolvi escrever no blog. Pedi que ela voltasse na loja e fotografasse as peças enquanto eu escrevia o texto. Mandei mensagens para a loja tanto via Twitter quanto via site, mas não obtive resposta.

Exibições: 137

Comentar

Você precisa ser um membro de Casé Fortes para adicionar comentários!

Entrar em Casé Fortes

Comentário de ORÁCULO DO DELFUS em 8 maio 2011 às 13:13

particularmente acho q se a " MENTE " d algumas pessoas fossem mais despreendidas d tanta maldade eu ñ veria mal algum no uso d peças intimas p/ crianças nesta idade.

 

do jeito q a coisa anda como por ex., milhares d vídeos q vejo e notícias q leio dos absurdos e bestialidades q os pais praticam c/ seus filhos; como levá-los à acadêmia c/ poucos anos d vida, produção p/ misses, passarelas e tantas outras coisas p/ extorquir dinheiro dos mesmos beneficiando-se muitas vezes pela " beleza externa " da criança ...

 

ñ iria demorar muito p/ meter um sutiã numa menininha d 6 anos ...

 

mesmo pq as crianças são evoluidas e gostam destas produções.

 

é sabido q crianças adoram se pintar c/ a maquiagem da mãe, colocar sapatos altos, colares e vestidos ... ñ vejo nd d mal.

 

mas digo e REPITO; Ñ FOSSEM AS MENTES POLUÍDAS  ...

Comentário de Danusa Biasi em 7 maio 2011 às 23:34
Um absurdo!!! Mãesssss evitem a erotização infantil!! Essa desculpa de que " as minhas amigas tem" é conversa fiada. O que uma tem , a outra não tem que ter...as mães não podem se deixar levar por chantagens baratas de crianças. Quem manda é PAI E MAE, não existe isso!! É de causar indignação!!
Comentário de CLAUDIA SOBRAL em 7 maio 2011 às 11:08

Aqui no RJ isso acontece há muitos anos. Todas as lojas de departamento vendem essa ridícula e absurda lingerie. 

As pessoas a cada dia querem erotizar a infância, vestindo as meninas como se fosse mulherzinhas.

É feio demais.

É possível (para todos os bolsos) vestir meninas na moda, com bom gosto e decentemente.

Já que os fabricantes, lojistas e principalmente os pais não "se tocam", deveria ser proibida a confecção de peças que erotizassem crianças. Uma coisa é uma criança usar um gloss (brilho labial) da Barbie, da Polly, das Princesas, etc. Não sou radical. Outra, bem diferente, é uma criança com a boca vermelha de batom, cheia de maquiagem e vestida "daquele jeito"... Socorro!!!

Download da Cartilha

Adquira a CAMISA da campanha

 

ILOJA VIRTUAL "TODOS CONTRA A PEDOFILIA", por Danusa Biasi

https://linktr.ee/tcpbrasil

Membros

Palestra sobre CRIMES DE PEDOFILIA

Entre em contato:
e-mail:
case@viaceu.com.br
telefone
37.3691.3169
Instagram
@case_fortes

© 2024   Criado por Carlos José e Silva Fortes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço