O meio ambiente externo muitas vezes reflete o meio ambiente interior, aquele que vivemos de modo muito particular – a relação que temos com nós mesmos. Uma mente organizada, sentimentos compreendidos e coerentes, respeito ao corpo e suas necessidades e a vivência de relações saudáveis são condições facilitadoras para que possamos refletir este equilíbrio no mundo e torná-lo um lugar mais agradável para se viver. Normalmente não conseguimos manter nosso ambiente rotineiro organizado quando estamos com nossa mente e nossos sentimentos desorganizados. Portanto, o primeiro passo é cuidar do nosso mundo mais próximo, que somos nós mesmos. Depois vem as gavetas, nossa casa, nossas relações mais estreitas, e como numa espiral vamos cuidando de todos os níveis de convivência, até chegarmos ao planeta como um todo. Portanto, não adianta nos preocuparmos com a camada de ozônio e a sustentabilidade antes de estarmos atentos aos nossos pensamentos e sentimentos. As pessoas focam muita atenção na aparência. Milhões são gastos diariamente em produtos de beleza, roupas e adereços. A indústria da estética é a que mais cresce no mundo. Todos nós queremos ser belos e desejados, porém, nem sempre estamos atentos em cultivar uma mente saudável e bonita. Focar em pensamentos construtivos é o primeiro e essencial passo em direção a harmonização interna. Pensamentos geram sentimentos, e estes geram ações. Portanto, se tudo começa com o pensamento, a qualidade destes é determinante para que ações construtivas existam. E como tudo na vida está entrelaçado e faz parte de um grande sistema integrado, onde não existem ações isoladas e todas as coisas têm inflência entre si, estar atento à ecologia interna é a ação primordial para se construir um mundo melhor. Nosso ambiente é integral, externo e interno. Nosso ambiente é, verdadeiramente, inteiro.

Claudio Motta é Professor Universitário e Advogado.

Exibições: 327

Comentar

Você precisa ser um membro de Casé Fortes para adicionar comentários!

Entrar em Casé Fortes

Comentário de Christiano Severo Tostes em 21 agosto 2012 às 11:59

Cada ser humano acrescenta um juízo de valor sobre as condições de qualidade ambiental que ela oferece, de acordo com os seus interesses, objetivos e expectativas de vida. Deve existir em cada um de nós uam visão consciente e responsável pelo meio ambiente.
O que acontece é que na prática não pensamos em deixar de usar, deixar de consumir algo em função de um planeta melhor e sustentável,a vaidade fala mais alto,a verdade é que ainda não estamos educados a pensar ecologicamente correto, educados para pensar nessa sustentabilidade ambiental.Temos esperança de que algum dia todos os povos possam adotar essa ideia de preservação e conservação do meio ambiente em todos os aspectos.

Download da Cartilha

Adquira a CAMISA da campanha

 

ILOJA VIRTUAL "TODOS CONTRA A PEDOFILIA", por Danusa Biasi

https://linktr.ee/tcpbrasil

Membros

Palestra sobre CRIMES DE PEDOFILIA

Entre em contato:
e-mail:
case@viaceu.com.br
telefone
37.3691.3169
Instagram
@case_fortes

© 2024   Criado por Carlos José e Silva Fortes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço