SOBRE A DECLARAÇÃO DA XUXA - ABUSO SEXUAL

No dia 20 de maio de 2012 a Xuxa declarou no programa Fantástico, da Rede Globo, que foi vítima de abuso sexual na sua infância. As reações foram muitas e variadas: muitas pessoas a reprovaram considerando a declaração hipócrita, outras pessoas exaltaram sua coragem.

Assisti a declaração. O relato de Xuxa é característico. Muitas vezes já ouvi relatos semelhantes, da boca de meninas e meninos, de idades diversas, em vários lugares do nosso país, em contextos também variados. Já ouvi mais do que posso me lembrar, muito mais do que eu gostaria de ter ouvido e muito menos do que eu poderia ouvir, se todos aqueles que foram vítimas nos lugares onde passei resolvessem ou pudessem falar. Afinal, sou Promotor de Justiça há quase 21 anos, sendo que os 5 últimos (desde a CPI da Pedofilia, presidida pelo Senador Magno Malta, da qual participei) foram dedicados (e continuam sendo) à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra a criança e o adolescente, na forma de abuso ou exploração sexual: os crimes ligados à pedofilia.

Particularmente tive a impressão de que Xuxa foi sincera... mas pode não ter sido, como muitos acharam. Pode simplesmente ter procurado audiência. Pode ter tentado melhorar sua imagem, em face do filme de que participou no fim da década de 70 (no qual aparece nua com um garoto)... Pode, também, ter sido mesmo extremamente corajosa, e usado sua imagem e sua intimidade para trazer à tona o assunto do abuso sexual, especialmente no fim da semana que compreendeu o dia 18 de maio, justamente a semana de prevenção e combate aos crimes ligados à pedofilia (nessa semana manifestações contra o abuso e a exploração sexuais de crianças foram feitas em todo o país)... Aliás, em maio do ano passado Xuxa já estivera à frente da campanha “Carinho de Verdade”, que tratava do mesmo tema.

Por outro lado, porque Xuxa levou tantos anos para se manifestar sobre tal assunto? Teria sido muito importante que falasse sobre isso antes, especialmente considerando sua enormidade de fãs: com atenção especial às crianças. Porque só agora? Por vergonha? Por medo? Simplesmente por querer esquecer? “Colocar uma pedra” em cima do assunto? Talvez nem ela saiba dizer. Isso seria comum. Falar sobre esse assunto é difícil. Por mais de uma vez, durante ou logo após uma das muitas palestras que fiz sobre crimes ligados à pedofilia, alguma pessoa me procurava e contava sua história. Por vezes para pedir orientação. Outras vezes só para desabafar. Muitas histórias ocorridas anos antes. Senhoras que contavam seus traumas de meninas. Penso em quantas histórias de abusos jamais serão contadas...

De qualquer modo, respeitando todas as opiniões (que também se dêem ao respeito), entendo que a declaração de Xuxa é extremamente ÚTIL e BENÉFICA. Milhões de pessoas em todo o Brasil (e até fora) se interessaram pelo assunto. Milhões de pessoas ouviram um relato sobre abuso sexual e, se não deram crédito à Xuxa, mais cedo ou mais tarde ficarão sabendo que esse tipo de crime acontece de verdade. Acontece muito! Seja com a “Xuxa criança”, seja com a menina anônima de algum canto do nosso Brasil.

Milhões de pessoas souberam da gravidade do abuso sexual, que traumatiza e destrói crianças todo santo dia. O relato da Xuxa, da mesma forma, certamente deixará outras tantas pessoas mais à vontade para que façam o seu próprio relato, desabafem, o que é fundamental para a prevenção, para a repressão legal e para a paz de cada um.

Por fim, entendo que não devemos nos apressar a julgar a pessoa, mas procurar observar e entender o bem ou o mal que vem de cada ato. Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, nos trouxe um bem quando revelou aquela sua história, pois contou a história de muitas crianças que não tem a oportunidade ou a atenção para fazer o mesmo. Naquele momento ela foi a voz de quem geralmente sofre calado.

 

Carlos José e Silva Fortes

Promotor de Justiça - Ministério Público de Minas Gerais

Curador da Infância e da Juventude - Divinópolis/MG

CPI da Pedofilia - Senado Federal

Exibições: 2936

Comentar

Você precisa ser um membro de Casé Fortes para adicionar comentários!

Entrar em Casé Fortes

Comentário de Carlos José e Silva Fortes em 1 junho 2012 às 12:57

As crianças, especialmente, devem ser resguardadas. A dica é não se expor e manter a vigilânvia das crianças

Comentário de Adriana Aprecida Silva de Jesus em 30 maio 2012 às 12:37
E quais são as recomendações principais, Dr. Casé? Não publicar nenhum tipo de foto, ou existe algum tipo específico de fotos que não devem ser postadas?
Comentário de Carlos José e Silva Fortes em 30 maio 2012 às 12:19

Isso mesmo gente! Em todas as minhas palestras uma parte é dedicada a falar exatamente sobre a exposição excessiva de crianças na internet (e na mídia em geral), com alerta para os pais sobre o fato e inclusive exemplos de fotos usadas para esse fim (apreendidas durante a CPI). Mas temos que falar mais sobre isso, aqui tb!

Comentário de ORÁCULO DO DELFUS em 30 maio 2012 às 1:38

 jacqueline maron dutra

Realmente ... nenhum pedófilo deveria ser atraído por crianças q usam shorts, mini saias ou biquinis ( como inclusive muitas mães expõe seus filhos no orkut, facebook e outros canais ... ) mas infelizmente a prevenção começa por ai mesmo!

fosse ao contrário ñ teriam pedófilos COLECIONANDO fotos d crianças c/ este tipo d vestimenta!

Comentário de Christiano Severo Tostes em 28 maio 2012 às 21:02

Essa declaração da Xuxa faz toda a diferença na sociedade, (por se tratar de uma pessoa Pública) acaba  incentivando  as pessoas que vivem essa violência a de  denunciar e de tomar a decisão a de NÃO SE CALAR jamais. Louvável atitude da apresentadora, que venha servir de exemplo para aquelas pessoas que estão aprisionadas, tão sozinhas neste momento. Tenha coragem, Tenha fé em Deus e DENUNCIE.

Comentário de Carlos José e Silva Fortes em 27 maio 2012 às 21:22

Respeito sua opinião, tanto que a publiquei assim que vc mandou. Continue a luta, da forma que achar melhor. Não me cabe (aqui) julgar... nem a vc, nem a ninguém. Defendo a livre expressão, a democracia e o respeito. Dê sempre sua opinião, será bem vinda!

Comentário de ORÁCULO DO DELFUS em 25 maio 2012 às 3:01

e antes q eu me esqueça ...

arrisco até em dizer q à 25 anos como até bem pouco tempo ... muitos/as milhares d SEUS/SUAS FÃS foram abusados/as por conta dos " modelitos " criados; os quais as crianças copiavam!

copio aqui uma matéria recente sbr o extinto programa q ela fazia antes mesmo d entrar p/ a Rede Globo.

\/

SEGUNDA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2008


DEPOIS DO MÊS DAS CRIANÇAS...

(POR CLAUDINETE DA SILVA)


Aproveitando o post de minha colega de blog, Fabíola Mamedes, “As babás eletrônicas dos anos 90”, em que ocorre a referência sobre as apresentadoras loiras dos programas infantis, desejo a partir daqui, pegar essa brecha e falar do apelo à sensualidade que alguns “programinhas” recorriam.
Fuçando um pouco o baú do tempo, podemos pegar como exemplo a Rainha dos baixinhos.
Xuxa que durante sua carreira de apresentadora da extinta TV Manchete (acompanhe um pouco da história desse canal em meu próximo post), no programa “Clube da Criança” (1983), em que vale ressaltar que foi o primeiro programa de auditório com crianças, onde havia muitas atrações, desenhos animados, como “A Corrida Maluca”, "Dartagnan e os Três Mosqueteiros”, brincadeiras de palco, músicas; a loira apresentava-se com trajes um tanto vulgares a julgar por figurinos que recorriam a decotes e pernas sempre de fora.

FONTE

\/

http://vanguardaradioetv.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html

REALMENTE O POVO TEM MEMÓRIA BEM CURTA!

QUAL CRIANÇA Ñ IMITA UM ADULTO?

QUAL MÃE, PAI OU RESPONSÁVEL Ñ " COPIOU OS MODELITOS DA RAINHA DOS BAIXINHOS " ??

QUAL MÃE, PAI OU RESPONSÁVEL PENSOU Q " MODELITOS " ESTES ERAM INOCENTES À SEUS FILHOS?

AOS PAIS OU RESPONSÁVEL ( REALMENTE PAIS E RESPONSÁVEIS ... ) Ñ EXISTIA MAL ALGUM MAS À UM " PREDADOR " ERA UMA " MÃO NA RODA " !!

pois é ... a faca e o queijo esteve sim na mão da " RAINHA DOS BAIXINHOS " mas infelizmente ela os emprestou aos " PREDADORES D CRIANCINHAS " !

Comentário de ORÁCULO DO DELFUS em 24 maio 2012 às 19:01

Casé ... vc sabe ou deve ter percebido ao longo deste tempo q frequento seu blog q Ñ TENHO PAPAS NA LÍNGUA E JÁ ENFRENTEI MUITOS BICHOS PAPÕES NESTE MUNDO VIRTUAL ONDE DENUNCIO  CRIMES LIGADOS À PEDOFILIA SEM DÓ OU PIEDADE E C/ PROVAS; e apareço sempre c/ conteúdo q muitas vezes sinto q vc ñ gosta!

mas vamos lá ao q vc postou qto ao POST DA XUXA:

vc diz:

\/

" usando sua imagem e sua intimidade para trazer à tona o assunto do abuso sexual, especialmente no fim da semana que compreendeu o dia 18 de maio, justamente a semana de prevenção e combate aos crimes ligados à pedofilia (nessa semana manifestações contra o abuso e a exploração sexuais de crianças foram feitas em todo o país)... Aliás, em maio do ano passado Xuxa já estivera à frente da campanha “Carinho de Verdade”, que tratava do mesmo tema .. "


 ELA NEM SEQUER LEMBROU ... TIVESSE LEMBRADO DA SEMANA DO ENFRENTAMENTO ELA VIRIA D " PRETO "  E Ñ C/ AQUELE " VERMELHÃO " NA ROUPA. ... KKKK  = FATO


Tenho um POST abaixo do seu o qual quero agradecer a permissão do mesmo justamente sbr a ENTREVISTA DA XUXA C/ REFERÊNCIA ao q estamos debatendo aqui e tlvz seja pelo fato d eu ter postado q vc tenha se reportado à questão q milhares d pessoas levantou ... pessoas q realmente se importam em combater o crime  e ñ pessoas q vem aqui jogar confetes na XUXA. 


e sabe porque?


ELA Ñ PRECISARIA DIZER À 25 ANOS ATRÁS Q FOI ABUSADA!

SIMPLES ASSIM!

ELA PODERIA ALERTAR, CONSCIENTIZAR, AMENIZAR SEM FALAR Q FOI ABUSADA.

EU DUVIDO Q ELA TENHA BLOQUEADO ESTES ABUSOS POR TANTOS ANOS SEM FAZER ABSOLUTAMENTE ND ...

OU SERÁ Q ELA SÓ RESOLVEU FALAR DEPOIS D 1 ANO ATRÁS QDO ENTROU P/ O CARINHO D VERDADE?

OLHA .. D VERDADE, D VERDADE ... SEI Q MUITAS PESSOAS Ñ FALAM, PREFEREM ESQUECER E TODOS OS OUTROS PARÁGRAFOS Q VC ESCREVEU ACIMA ...SEI DISTO PQ EU MESMA SÓ FALEI DEPOIS D 40 ANOS ... MAS NEM POR ISTO ME MANTIVE ISENTA D AJUDAR ( MESMO Q INCOGNITAMENTE ) QLQ CRIANÇA!

O q ela quis foi realmente amenizar um lado dela obscuro q estava vindo à tona em pior momento da sua carreira; ou seja, a decadência.

Obviamente q ñ posso e ñ podemos duvidar da causa ... mas ... mas creio q mesmo sendo verdade ALÍ foi a hr certíssima d CESSAR TODOS OS CONTRATEMPOS Q ESTAVAM POR VIR!

FATÃO!


BASTARIA " FAZER " ... sabe o verbo FAZER?? 


POIS É ... SE ELA FOI ABUSADA REALMENTE; OBVIAMENTE ELA Ñ PRECISARIA TER FALADO LÁ ATRÁS DURANTE A AUDIÊNCIA MUNDIAL Q ELA TINHA E AINDA TEM UM POUCO!

FAZER DO VERBO DO FUTURO DO PRESENTE " EU FAREI " ...

O PROBLEMA É Q ELA INFELIZMENTE " Ñ FEZ " .. SABE O VERBO FAZER NO CONJUNTIVO - PRETÉRITO IMPERFEITO ?

>>> SE EU FIZESSE ...

ELA SIMPLESMENTE E DURANTE TODOS ESTES ANOS USOU O VERBO NO IIMPERATIVO NEGATIVO >

NÃO FAÇAS TU!

Comentário de Christiano Severo Tostes em 23 maio 2012 às 22:06

Por ela ser uma pessoa Pública faz toda a diferença, que vive ou já viveu essa problemática passa a ter mais coragem e força para tomar uma decisão como essa a de NÃO SE CALAR.Louvável decisao.

Comentário de Lívia Soares de Paula em 23 maio 2012 às 12:47

Olá Dr. Casé,

Concordo plenamente com o seu posicionamento. Como psicóloga atuante nesta questão há seis anos, penso que o depoimento da Xuxa, por ser ela uma figura conhecida, traz o tema para discussão e isto é muito positivo. Se ela está contando ou não a realidade da situação, não cabe a nós estarmos avaliando e julgando. Tirar a violência sexual cada dia mais do silêncio já é, por si só, algo que valida a fala dela em rede nacional.

Download da Cartilha

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Adquira a CAMISA da campanha

 

I_M_P_O_R_T_A_N_T_E   (N_O_V_O):

danleros@bol.com.br

DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE SOLICITAÇÕES, A EMPRESA “DANLERO'S”, ATENDERÁ A PEDIDOS DE

C_O_M_P_R_A_S

DE CAMISAS, NO VALOR NECESSÁRIOS À COBERTURA DOS CUSTOS.

SOMENTE DURANTE OS EVENTOS DO MOVIMENTO “TODOS CONTRA A PEDOFILIA” HAVERÁ

S_O_R_T_E_I_O_S DE CAMISAS G_R_A_T_U_I_T_A_S,

REALIZADOS A CRITÉRIO DO PROMOTOR DO EVENTO.

PARA NOVOS PEDIDOS DE COMPRA DE CAMISAS:

Você quer uma camisa da campanha TODOS CONTRA A PEDOFILIA? Ao usar esta camisa você expressa sua INDIGNAÇÃO contra os crimes ligados à Pedofilia, contra o abuso sexual, contra a exploração sexual de crianças e contra a pornografia infanto-juvenil! Faça parte dessa luta!

1 - Se REGISTRE no BLOG;

2 - Envie um e-mail dizendo o ENDEREÇO da entrega e o TAMANHO da camisa para:

danleros@bol.com.br

*** A*T*E*N*Ç*Ã*O ***

 E-MAIL PARA PEDIDOS DE COMPRAS DE CAMISAS:

danleros@bol.com.br

Membros

Palestra sobre a CPI da Pedofilia

© 2019   Criado por Carlos José e Silva Fortes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço