Papa pode se reunir com vítimas de pedofilia no Reino Unido

O porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi, não descartou hoje que, como em outras viagens, o papa Bento XVI possa se reunir com as vítimas de padres pedófilos durante sua visita ao Reino Unido, prevista para acontecer entre 16 e 19 de setembro.

"Não excluo essa possibilidade, mas também não posso anunciá-la", afirmou Lombardi, relembrando que, em viagens passadas, Bento XVI se reuniu com vítimas de pedofilia sem que os encontros fossem anunciados antecipadamente.

"Não foram anunciados porque se desenvolveram de forma discreta, para garantir que não fossem tumultuados pela muita publicidade", acrescentou.

Para Lombardi, esses encontros têm de acontecer em um "clima discreto e de recolhimento. Não pode ser feita propaganda".

Bento XVI recebeu vítimas de padres pedófilos pela primeira vez durante viagem aos Estados Unidos, reuniões que posteriormente manteve na Austrália e, em abril, em Malta.

Por outro lado, Lombardi, que hoje divulgou aos jornalistas os detalhes da viagem do papa ao Reino Unido, assegurou que no Vaticano "não existe preocupação" pelos possíveis protestos contra a visita, já que esse tipo de manifestação já ocorreu em outras viagens.

Além disso, acrescentou o porta-voz, "a hostilidade ao papa (no Reino Unido) é minoritária".

Segundo Lombardi, "o eco que a imprensa deu a essas manifestações de protesto é superior à verdadeira sensibilidade da população, pois as últimas pesquisas falam em um grande interesse acerca da visita de Bento XVI".

O possível encontro com as vítimas de padres pedófilos terá de encontrar espaço na concorrida agenda do papa, lotada de encontros institucionais e atos eclesiásticos.

Durante a visita, está prevista uma reunião com a rainha Elizabeth II, no palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, no dia 16 de setembro.

Depois do encontro, o papa irá à cidade de Glasgow, também na Escócia, para celebrar uma homilia no parque Bellahouston.

No segundo dia de viagem, o papa se reunirá em Londres com representantes da educação católica e com líderes de outras religiões, e, posteriormente, com personalidades políticas, culturais e empresariais, em Westminster.

No sábado, dia 18 de setembro, Bento XVI se reunirá separadamente com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, com o vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, e com representantes da oposição no Palácio de Westminster, na capital britânica, antes de celebrar uma missa na Catedral.

Durante a tarde, presidirá uma vigília de oração no Hyde Park, em Londres.

No último dia de viagem, 19 de setembro, o papa irá a Birmingham (Inglaterra), onde presidirá a beatificação do cardeal John Henry Newman, fundador dos Oratórios de São Felipe Neri na Inglaterra (Grã-Bretanha).

Exibições: 33

Comentar

Você precisa ser um membro de Casé Fortes para adicionar comentários!

Entrar em Casé Fortes

Download da Cartilha

Adquira a CAMISA da campanha

 

ILOJA VIRTUAL "TODOS CONTRA A PEDOFILIA", por Danusa Biasi

https://linktr.ee/tcpbrasil

Membros

Palestra sobre CRIMES DE PEDOFILIA

Entre em contato:
e-mail:
case@viaceu.com.br
telefone
37.3691.3169
Instagram
@case_fortes

© 2024   Criado por Carlos José e Silva Fortes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço